SPA Zona Sul incentiva atendimento humanizado e de qualidade com treinamento de profissionais e colaboradores
A comissão do Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde (NEPSHUS), do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Zona Sul, realizou um treinamento de Relações Interpessoais e Atendimento Humanizado, na quarta-feira (05/05). A atividade, que antecede a Semana do Profissional da Saúde, teve como objetivo trabalhar diretamente com a empatia dos profissionais e colaboradores diante dos pacientes.
A enfermeira coordenadora do NEPSHUS-SPAZSUL, Eliza Tavares, contou que a ideia de realizar o treinamento surgiu da necessidade em oferecer um atendimento empático, humanizado e de qualidade. “Quando o paciente vem nos procurar na unidade de pronto atendimento, ele pensa não só numa assistência de qualidade, mas ele precisa da empatia desse profissional em pensar como se fosse ele que precisasse de atendimento, como ele gostaria de ser assistido”, explicou.
Com a participação de servidores e funcionários terceirizados que atuam na unidade, durante a atividade, foi realizada uma roda de conversa com a psicóloga Ketty Moreira, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), onde os profissionais manifestaram seus sentimentos frente à pandemia, como um exercício para mostrar aos servidores que da mesma que eles sentiram prazer em serem ouvidos, o paciente também deseja sentir que está sendo acolhido e ouvido.
A diretora do SPA Zona Sul, Aladia Jimenez, comentou sobre a importância da atividade para o atendimento na unidade. “Nós estamos desenvolvendo várias atividades buscando sempre trabalhar a humanização junto à equipe, porque sabemos que de qualquer maneira esse trabalho tem sido aplicado para colocar o profissional no lugar do outro, através de dinâmicas, no qual ele vai acabar refletindo e, assim, vai levá-lo a ter um atendimento humanizado com o paciente que vem aqui em busca de atendimento, de atenção”, disse.