Amazonas

Diário Oficial do Amazonas renova certificação de qualidade NBR ISO 9001:2015

O Diário Oficial Eletrônico do Estado do Amazonas (DOE), importante veículo no qual são publicados os decretos da pandemia, portarias e outros atos legais e administrativos do Amazonas, renovou a sua certificação NBR ISO 9001:2015, uma norma que estabelece padrão de qualidade para atividades e processos de empresas e instituições. 

A certificação, obtida pela Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) pela primeira vez no ano passado, foi mantida após uma auditoria externa aplicada pela empresa TÜV Rheinland do Brasil em diversos setores da autarquia. A certificação também se estende para os serviços gráficos e editoriais oferecidos pela IOA a órgãos da Administração Pública estadual. 

Tal certificação NBR ISO 9001:2015 reforça a segurança e a transparência das informações veiculadas no Diário Oficial e, claro, o padrão de qualidade dos serviços gráficos e editoriais.

“A Imprensa Oficial mostrou mais uma vez o compromisso com a qualidade das suas atividades e serviços. A renovação da ISO é um ganho para o Estado do Amazonas e para toda população, que usufrui de serviços essenciais como o Diário Oficial, onde saem os decretos da pandemia, por exemplo”, reforçou o diretor-presidente da IOA, João Ribeiro Jr.

Nos últimos anos, o Diário Oficial e as atividades envolvendo processos de impressão gráfica e editorial vêm sendo intensivamente modernizados na Imprensa Oficial. O DOE deixou de circular definitivamente na versão impressa, passando a ser exclusivo na internet, e se tornou um veículo 100% eletrônico, automatizado e com certificação digital, obedecendo a critérios de autenticidade, integridade e validade jurídica e gerando mais economia ao Estado do Amazonas.

Auditoria externa – Detentora desta certificação desde julho de 2020, a IOA conseguiu manter a NBR ISO 9001:2015 no Sistema de Gestão da Qualidade após ser aprovada na auditoria da TÜV Rheinland do Brasil. Setores, atividades, documentações, processos, metodologias e fluxos no âmbito do DOE e dos serviços gráficos e editoriais foram auditados. 

O objetivo foi verificar se a Imprensa Oficial continua implementando e executando suas ações conforme o estabelecido no Sistema de Gestão da Qualidade e seguindo, claro, as disposições da NBR ISO 9001:2015 de garantia de padrões de qualidade.

Dentre os setores que passaram pela auditoria e tiveram suas atividades examinadas estão Produção Gráfica, Custos Gráficos, Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Alta Direção, Gestão da Qualidade e Controle de Qualidade. 

“Antes, a IOA não tinha nenhuma expertise ou know-how em gestão da qualidade. Com a ISO 9001:2015, conseguimos implantar diversos procedimentos que são fundamentais para a melhoria das ações da IOA em geral, e principalmente do DOE e dos serviços gráficos. Tudo para atingirmos a excelência do nosso trabalho”, ressaltou a assessora da Gestão da Qualidade, Alcione Lima.

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