Prefeitura de Manaus lança projeto ‘Pró-Sistema de Avaliação da Educação Básica’
A Prefeitura de Manaus lançou, nesta terça-feira, 3/8, o projeto institucional “Pró-Sistema de Avaliação da Educação Básica” (Saeb), denominado Dia S. Durante a solenidade, realizada na Secretaria Municipal de Educação (Semed), sete gestores, representantes das Divisões Distritais Zonais (DDZs), assinaram o termo de compromisso de metas da rede municipal de ensino, sendo que para os alunos dos Anos Iniciais é de 5,9 de média, e para os Anos Finais, 4,9.
O evento foi organizado pela Subsecretaria de Gestão Educacional (SSGE) e a partir da assinatura das metas, as escolas municipais terão um prazo de 65 dias para se prepararem para a prova do Saeb de língua portuguesa e matemática, realizada em anos ímpares. Este ano, as avaliações vão ocorrer no período de 8/11 a 10/12.
A Semed contará com 312 unidades de ensino aptas para fazer as provas, com total de 36.004 alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental.
O secretário de Educação, Pauderney Avelino, que participou da solenidade e também assinou o termo de compromisso, afirmou a importância do lançamento para que todos possam se engajar em prol dos objetivos da prova do Saeb.
“É um trabalho que envolve toda a equipe técnica da secretaria. Nós estamos hoje lançando o dia S desse programa, que visa esse esforço coletivo para que possamos atingir as metas do Saeb, ou seja, as metas do índice que mede a educação em nossa rede. Portanto, temos 65 dias de muito trabalho, que já vem sendo realizado para alcançar as metas”, finalizou.
O subsecretário de Gestão Educacional (SSGE) da Semed, Carlos Guedelha, disse que todos que fazem parte do pedagógico estão imbuídos para dar o apoio no que for possível aos educadores das escolas para alcançar os índices desejados pela rede municipal.
“Toda a equipe está comprometida com um trabalho consistente em prol da elaboração de estratégias para que a educação avance de forma segura, o que se refletirá em nossos índices, que serão gerados pelas avaliações. Os desafios são enormes, todavia é maior a nossa determinação em superá-los, assim como a nossa dedicação”, contou.
Escolas
Com um total de 85 unidades de ensino, com aproximadamente 39.595 alunos da Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a DDZ Oeste é uma das divisões que vai participar das avaliações. Para o chefe da divisão, Dalmir Salazar, é um trabalho grande para dar o devido apoio às escolas.
“Apesar do momento ser um desafio, a DDZ Oeste está muito confiante de conseguir as metas. O Saeb é muito importante para nós, porque as metas são motivadoras. Nós já estamos trabalhando em cima de estratégias com aulas de reforço, de plataformas que ajudam o aluno a estar em casa para assistir, de fazer trabalhos simulados. Enfim, vamos acompanhar a evolução desses alunos até que realmente se concretize. Vamos continuar com as estratégias que deram resultado e agora ainda mais com esse trabalho de forma mais motivadora”, concluiu.
O gestor Juarez Evangelista Rodrigues, da escola municipal José Marques de Almeida, localizada na AM-010, quilômetro 17, ramal do Acará, zona rodoviária, disse que o trabalho já iniciou na unidade.
“O que estamos vislumbrando é continuarmos com o mesmo empenho já realizado, mas dentro de formatação totalmente, devido a esse processo de pandemia. Nós temos algumas ações que já eram contempladas anteriormente com orientação de apostilas, aulas trabalhadas com os pais, alunos, reforço escolar. Hoje estamos trabalhando muito a questão da aula semipresencial e também a remota. Agora com o retorno, vamos colocar todas as atividades que nós tínhamos planejado”, explicou.
Saeb
O objetivo do “Dia S” é marcar o início das ações institucionais de preparação para o Saeb, que é um conjunto de avaliações realizadas para fornecer um diagnóstico da educação básica no Brasil, pelo governo federal. Ele é aplicado em larga escala, tanto na rede pública quanto na privada. Os dados levantados permitem avaliar os níveis de aprendizagem dos estudantes, considerando o contexto socioeconômico. O seu resultado é utilizado como indicativo da qualidade do ensino no Brasil, informação necessária para a elaboração e aprimoramento de políticas educacionais.