Profissionais de turismo de seis municípios iniciam cursos ofertados pela Amazonastur e Cetam
Capacitação atende 240 profissionais e é fruto de um termo de cooperação técnica para oferta de 6.150 vagas em 26 municípios
Duzentos e quarenta profissionais de turismo que atuam em seis municípios do Amazonas iniciaram nesta semana cursos ofertados pela Empresa Estadual de Turismo do Estado (Amazonastur) e pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). A capacitação é fruto de um termo de cooperação técnica assinado entre as duas instituições para a oferta de 6.150 vagas em 20 cursos gratuitos em 26 municípios do estado.
Nessa primeira etapa, os municípios de Parintins, Boa Vista do Ramos, Novo Airão, Presidente Figueiredo, São Sebastião do Uatumã e Manacapuru foram contemplados com os cursos de Inglês Aplicado a Serviços Turísticos e de Agente de Informações Turísticas. A escolha dos cursos ocorreu de acordo com a demanda das secretarias de turismo dessas cidades.
O investimento na qualificação profissional faz parte da estratégia do Governo do Amazonas de fortalecer o turismo e preparar o setor para o período pós-pandemia, o que visa potencializar o atendimento dos visitantes do estado. A oferta dos cursos também vai fomentar o desenvolvimento econômico e social das regiões alcançadas.
O presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho, reforça que os cursos são exclusivos para quem trabalha como em hotéis, restaurantes e guias de turismo.
“Estamos trabalhando algumas políticas públicas, como o Auxílio Emergencial. Já estamos trabalhando na entrega da segunda etapa do benefício. Essa capacitação será importante para a temporada de pesca em alguns municípios. Muitos deles nos solicitaram os cursos para já estarem mais preparados após um ano e meio sem receber (turistas) de maneira efetiva”, disse Litaiff.
Povos indígenas – Entre os participantes dos cursos nessa primeira etapa há sete indígenas da etnia Kambeba, no município de Manacapuru. “Esse curso vai aprimorar o nosso conhecimento e ajudar bastante no conhecimento e fortalecimento da nossa cultura também e no conhecimento de outros povos e o acolhimento das visitas”, disse Francisco Uruma Kambeba, cacique da aldeia Tururukari-Uka, que atua com o turismo comunitário e fica localizada no Km 47 da AM-070.
O presidente da Associação de Tricicleiros Turísticos de Parintins (ATTP), Rafael Gonçalves, disse que o curso é de grande importância para os trabalhadores do setor.
“É através desse curso que vamos poder nos capacitar no idioma para que possamos conversar com os turistas e poder prestar nossos serviços a eles, uma vez que nosso serviço é de passeio turístico pela cidade. É muito satisfatório para nós estarmos novamente dentro de uma sala de aula”, disse Rafael.