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Escola estadual de Parintins implementa práticas desportivas não convencionais em aulas de Educação Física

Iniciativa recebeu apoio do Governo do Estado, por meio do Programa Ciência na Escola

Aproximadamente 60 alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Anderson de Menezes, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) participaram do projeto “Esporte e Lazer no âmbito escolar: Implementação de esportes não convencionais nas aulas de Educação Física”. A iniciativa contou com o apoio do Governo do Amazonas, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), Edital nº 004/2021, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O ensino teórico e as habilidades práticas de esportes como badminton e do tênis de mesa foram repassados aos estudantes durante as aulas de Educação Física pela coordenadora do projeto e professora de Educação Física, Ingrid Coelho. A iniciativa visou contribuir para a formação cidadã dos alunos, para o aprendizado de diferentes modalidades esportivas e descoberta de novos talentos.

De acordo com a professora, o primeiro contato dos alunos com as duas modalidades esportivas contribuiu fortemente para o aperfeiçoamento dos princípios cívicos, promovendo a integração e atuação direta dos estudantes dentro das salas de aula e na quadra esportiva. 

“Além do principal intuito, que é contribuir para a formação cidadã dos alunos através da participação em práticas diferenciadas nas aulas de Educação Física, os alunos conheceram um pouco mais de novos esportes, não divulgados pela mídia e incomuns no contexto regional. Os estudantes aprenderam como é amplo o repertório de atividades físicas que existem no mundo e aperfeiçoaram diversos valores positivos, tais como a cooperação, o trabalho em equipe e a necessidade da realização da prática de atividades físicas tanto no âmbito escolar quanto na comunidade”, destacou Ingrid. 

Ainda de acordo com a coordenadora, os esportes escolhidos para o projeto, que foi desenvolvido no ano passado, não causaram aglomeração e foram disputados entre os alunos de forma segura, seguindo os protocolos de prevenção da disseminação do SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19. 

Duração – As atividades esportivas de badminton e tênis de mesa foram realizadas no período de cinco meses, durante o segundo semestre de 2021. O primeiro mês do projeto foi dedicado à preparação teórica, de pesquisa e de conhecimento sobre as regras e finalidades destas modalidades não convencionais. Os outros meses foram utilizados para a formação de equipes e disputas práticas dentro do âmbito escolar. 

Expansão e apoio da Fapeam – Devido ao sucesso da iniciativa, a ideia é retomar e expandir as atividades no segundo semestre deste ano. Entre os novos esportes que podem ser implantados na escola estão slackline e futebol americano, como informou a professora.

Para Ingrid Coelho, sem o investimento da Fapeam em projetos como este, não seria possível inovar na forma de ensino dos estudantes do estado. 

“Com o apoio financeiro da Fapeam foi possível desenvolver essas práticas inovadoras no Âmbito escolar. O incentivo da Fundação possibilitou realizar as atividades na escola pública em que atuo”, comemorou.

Recorde de inscrições e enquadramento – Um total de 1.384 propostas foram aprovadas na etapa de enquadramento do Programa Ciência na Escola (PCE), Edital nº 004/2022. A lista foi divulgada nesta quarta-feira (06/04) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A divulgação do resultado final ocorrerá no mês de maio.

A etapa de enquadramento consiste na análise da equipe técnica da Fapeam em relação ao cumprimento dos requisitos e documentos solicitados para a concorrência ao edital. As propostas enquadradas seguem para a próxima fase do Programa, que corresponde à análise de mérito realizada pelo Comitê de Especialistas.

Neste ano, a edição 2022 do PCE recebeu número recorde de submissão com 1.811 projetos inscritos por professores de escolas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus, ultrapassando as marcas históricas alcançadas nas edições de 2019, 2020 e 2021 (767, 912 e 1.088 propostas, respectivamente).

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