Brasil

Morango em produção integrada promove o desenvolvimento sustentável, revela MAPA

Os consumidores de morango têm acompanhado cada vez mais de perto toda a cadeia de produção do fruto, desde o cultivo da terra até a chegada do produto às prateleiras. Por esse motivo, produtores recorrem à chamada produção integrada. Entre outras vantagens, essa prática permite a redução do custo de produção, a conservação ambiental, segurança para o trabalhador rural, e maior desenvolvimento regional.   

O assunto foi debatido no IX Simpósio Nacional do Morango, realizado na última terça-feira (19). A coordenadora de Produção Integrada Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rosilene Souto, afirmou que esse sistema permite a integração sócio-econômica e ambiental. Segundo ela, caso o produtor opte por seguir os critérios técnicos desenvolvidos a partir de aplicação em unidades-piloto, terá um mercado “diferenciado” para sua produção.  

“A produção integrada consegue reunir conhecimentos e profissionais capacitados em todo o sistema de produção. O modelo leva diretamente ao produtor todo o conhecimento, principalmente sobre o aproveitamento do morango, que é tão sensível. Nessa época em que estamos conscientes sobre perdas e desperdícios, conseguimos aproveitar o produto de todas as maneiras e produzi-lo praticamente durante todo o ano”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *