Prefeitura de Manaus reúne ideias para alinhamento de exposição de artesanato no ‘Passo a Paço’
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), realizou, nesta sexta-feira, 13/5, uma reunião de alinhamento com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), sobre a exposição de artesanato durante o evento “Passo a Paço”. O encontro se deu no Casarão da Inovação Cassina, localizado no Centro Histórico de Manaus.
Neste ano, a exposição de artesanato está prevista para ocorrer durante os quatro dias da 7ª edição do projeto de ocupação artística do Centro, o festival #SouManaus Passo a Paço 2022, que se consolida como o maior festival de artes integradas da Amazônia, promovendo o encontro de expressões e linguagens artístico-culturais nacionais e locais, no berço histórico da capital amazonense.
Na ocasião, o encontro reuniu algumas autoridades, entre elas o diretor do Departamento de Economia Solidária e Criativa, Sidnei Magalhães, e a diretora de Turismo da Manauscult, Oreni Braga.
“A expectativa é a mesma dos eventos anteriores: que renda bastante. Isso é o que realmente esperamos, uma geração de renda com um público muito maior e bem mais positivo. Então essa é a nossa participação e vamos ter espaços instagramáveis para as pessoas tirarem foto, além de uma programação para surpreender o público frequentador do Passo a Paço”, salientou Sidnei.
Ainda segundo ele, o evento promete a programação do Fashion Day, que são desfiles de moda artesanal com características amazônicas, bem como do mesmo formato ocorrido na “Expo Upinima” e nas feiras do “Movimento Cultural do Dia do Trabalhador”.
Além disso, uma das pautas da reunião é que o evento contará com a participação de 60 expositores, que usufruirão de três metros de cada uma das 20 barracas que serão montadas como vitrines de artesanato regional, para um público de 500 mil pessoas.
Estratégia
Idealizadas pelo Desc, as feiras têm por objetivo utilizar lugares estratégicos para expor as mercadorias dos artesãos, além de oferecer espaço e estrutura para a exposição e venda dos produtos, promovendo capacitação empreendedora, como forma de reforçar a renda de várias famílias em Manaus.