Efetivo com 500 policiais militares desembarca em Parintins e reforça segurança na semana do festival
Uma tropa com 500 policiais militares desembarcou, na manhã desta terça-feira (21/06), no porto de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). O efetivo da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) chega ao município para reforçar o policiamento e promover a segurança na semana do 55º Festival Folclórico da cidade, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de junho.
Os policiais, que vieram de Manaus e de outros municípios do interior do Amazonas, se somam ao efetivo que já havia desembarcado em Parintins para atuar na Operação Hórus; e também ao efetivo regular da cidade, totalizando 670 policiais para a semana do Festival Folclórico.
“Nós vamos dividir em três grandes grupos e vamos compor os eventos dentro do Bumbódromo, no entorno e reforçando a cidade, dando apoio aos turistas e visitantes que estarão no festival”, detalhou o tenente-coronel César Andrade, da Polícia Militar.
Os militares também realizarão policiamento ostensivo nas ruas, balneários, portos e aeroporto da cidade.
A chegada dos PMs faz parte do Plano Integrado de Segurança, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e que contempla a atuação das Polícias Civil é Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, além do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM). Por determinação do governador Wilson Lima, o plano prevê ações antes, durante e depois do Festival de Parintins, que em 2022 deve atrair 100 mil visitantes.
O efetivo, que em anos anteriores alcançava, ao todo, cerca de 400 policiais, foi ampliado para atender às expectativas daquele que deve ser o maior Festival Folclórico de Parintins de todos os tempos.
“Em razão do afastamento social, da Covid-19, as pessoas estão há dois anos sem festival, isso vai trazer um apelo muito grande. As pessoas vêm em busca do lazer, de ver seu boi e a Polícia Militar, o Governo do Estado está presente aqui, para que a gente faça um excelente festival”, ressaltou César Andrade.
Em Parintins, a Polícia Militar atuará com 40 viaturas caracterizadas, além de veículos de apoio e um helicóptero para sobrevoos constantes nas áreas de maior movimento da cidade.