Psicóloga explica como amenizar ansiedade antes e durante o Enem
Uma das provas mais aguardadas por aqueles que desejam cursar o ensino superior, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é a porta de entrada para uma vida profissional realizada e a oportunidade de ter um um futuro melhor, por isso é natural que os candidatos fiquem ansiosos com a aproximação da prova.
Mas para garantir uma vaga, é indispensável que o candidato esteja com o emocional equilibrado e confiante antes e durante a prova.
E para contribuir com os candidatos seguem algumas dicas para possam se sair bem na prova e que a ansiedade não prejudique o bom desempenho do candidato, a psicóloga Suzane Anselmo, especialista em Neurociência e performance humana destaca pontos cruciais que farão a diferença na realização do exame.
Importante fazer uma lista do que será preciso no dia da prova e já estar com todos os itens organizados pelo menos 1 semana antes da prova, pois essa preocupação já estará sanada. (local de prova, cor da caneta, sala a ser realizado o exame, horário, onde estacionar ou qual ônibus irá usar).
Com estes itens organizados agora o foco são as emoções, se perceber, entender quais os pensamentos reinantes, exemplo: será que vou conseguir? Será que vou saber as respostas? São muitos candidatos por vaga? E se eu não passar? Como vai ser minha vida se não der certo? Meus pais ficarão tristes ou decepcionados se eu não passar? Todos estes pensamentos são reais e passam sim pela mente de alguém que será submetido a um processo seletivo, porém eles em nada ajudam a manter a calma e principalmente a obter um bom resultado.
Em alguns casos geram até mesmo uma ansiedade exacerbada podendo causar diversos prejuízos ao candidato, como ter o temido branco, não conseguir raciocinar, crises de ansiedade, taquicardia, angustia, tristeza, choro, frustração e principalmente ter baixo rendimento no exame.
Conforme a psicóloga, é necessário fortalecer em si sentimento e pensamentos que contribuirão para que este se sinta forte, seguro e empoderado para vencer os desafios e ir lá garantir a sua vaga.
Controle das emoções – Uma dica valiosa que pode ajudar o candidato no momento da prova é focar no quanto se dedicou estudando, pagou um preço, fez o que era possível, confiar no que aprendeu e estudou não só para o exame, mas ao longo de todos os anos em que dedicou tempo ao ir para uma escola e estudou. Escrever em uma lista todas as vezes que venceu alguma dificuldade, listar por que merece uma vaga, se visualizar já cursando a área que sonha, como se sentiria já estando numa faculdade, como vai reagir quando ver seu nome na lista dos aprovados, onde e com quem irá celebrar, todas estas atividades estarão retirando os pensamentos do negativo e fortalecendo o que é positivo. Trará com isso confiança, alegria e leveza para o processo.
Alimentação – Além disso, Suzane Anselmo destaca que é preciso ter uma alimentação saudável e leve na semana que antecede a prova, beber bastante agua, pois isso contribui para que se tenha boa oxigenação cerebral, produtividade e performance. Alguns alimentos que possuem triptofano são importantes para produção de serotonina, conhecido como o hormônio da felicidade, o que pode trazer bem estar e reduzir o estresse na prova, que são eles: banana, morango, nozes, aveia, batata doce, chocolate meio amargo e milho.
Atividades físicas – Fazer caminhadas, atividades físicas ou algum esporte que além de reduzir a ansiedade e estresse, também melhoram a química hormonal com produção de hormônios que geram satisfação, força e poder.
Respiração – Trabalhar a respiração na semana que antecede e principalmente na hora da prova. Chegar com antecipado, sente na cadeira com postura ereta e antes de receber a prova realizar exercícios de respiração (como se estivesse cheirando uma flor (inspira) e depois sopra a vela (expira) por uns minutinhos. Este exercício ajudará a trazer ao agora, presente e manter ter a calma e controlar a ansiedade nesse momento que é crucial e determinante na vida do aluno, explica a psicóloga.
Música – A música influencia no humor e energia, desta forma o candidato pode ouvir músicas relaxantes nos dias que antecedem e antes da prova, orienta. No momento do exame, se ficar ansioso, nervoso ou agitado, o aluno pode relembrar das músicas que ouviu antes. Isso ajudará a centrar-se no momento, focar, acalmar e recordar de tudo aquilo que estudou ao longo do ano.
Lembrar que já fez tudo o que era necessário, se preparou, se dedicou e agora é hora de colocar em prática tudo o que aprendeu. Curta a jornada, afinal chegou o grande dia para realizar o grande sonho de ingressar no ensino superior.
*Suzane anselmo é psicóloga, especialista em relação parental e família.
Formação em neurociência e desenvolvimento humano, psicologia positiva, saúde mental, felicidade humana e analista de perfil comportamental.
Atua com palestras, mentorias, cursos, treinamentos e atendimento familiar ajudando pais a criarem filhos fortes e seguros emocionalmente