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Hospital Delphina completa 9 anos com aproximadamente 100% de aprovação no índice de satisfação dos pacientes

Desde 2022 a unidade vem mantendo o alto índice de satisfação dos usuários  

Nesta terça-feira (27/06), o Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) completa 9 anos. A Unidade, que compõe o Complexo Hospital Zona Norte (CHZN), vem mantendo alto índice de satisfação desde 2022.  


Foram 35. 218 atendimentos de chamadas do setor da ouvidoria, com apenas 577 reclamações em todo o ano. Os indicadores referentes a elogios registram que, até maio deste ano foram 3.567, e no ano anterior, 7.500. 


Os indicadores do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) mostram que até maio de 2022, os números de clientes satisfeitos com os serviços prestados pela unidade chegam a quase 100%. Das 4.802 pessoas que entraram em contato com o núcleo de ouvidoria, somente 153 fizeram algum tipo de reclamação. 


A supervisora do SAL, Vanessa Melo, explica que todos os índices são adquiridos por meio dos canais de ouvidoria da unidade e pelas pesquisas de satisfação realizadas diariamente por sua e equipe e que planos de ação são realizados para melhorias a partir das sugestões dos usuários durante as pesquisas. 


“Fazemos um trabalho diário em todas as enfermarias e Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) da unidade, atendendo a chamados dos pacientes internados.  Antes, esses relatórios eram preenchidos manualmente, agora, usamos a tecnologia e, por meio de tablets, enviamos essas respostas em tempo real para o sistema e com esses números em mãos conseguimos saber especificamente onde são os pontos que podemos melhorar e o que está dando certo”, pontuou. 

As pesquisas de satisfação do usuário realizadas na unidade diariamente apontam ainda que, das 15.838 pessoas abordadas até maio de 2023, 99% saíram satisfeitas com o atendimento recebido, assim como no ano anterior, o percentual também é de 99% dos 35.218 pacientes que responderam a abordagem da equipe do SAU. 


“Até aqui posso dizer que foi tudo nota dez para mim, estou retornando com o médico após 33 dias da minha cirurgia, fiz aqui o procedimento e deu tudo certo. Agora o médico falou que só preciso voltar daqui a um ano para avaliação de rotina. Indico esse hospital para todos e queria muito que todo mundo pudesse realizar aqui suas cirurgias porque vale muito a pena”, contou José Mário Amaral de Medeiros, 68, aposentado, paciente de urologia. 

A dona de casa Maria Vieira Tavares Negreiros, paciente da especialidade de oftalmologia, também saiu satisfeita com o atendimento que recebeu na unidade. 

“Desde a recepção, cheguei com a consulta marcada e fui logo recebendo a senha, foram logo me atendendo e fazendo a ficha, só precisei aguardar o horário do médico, mas isso é normal em todo os lugares, ele me atendeu todo atencioso e estou saindo daqui já com minha cirurgia marcada, agora é só aguardar a ligação para vir no dia e fazer o procedimento”, explicou. 

Além das abordagens realizadas pela equipe da ouvidoria nos finais dos atendimentos e nas enfermarias e UTIs, estão disponíveis também ao usuário folders em formato digital e impressos nas saídas das recepções para que possam avaliar de maneira voluntária o atendimento. 

 Histórico do Hospital Delphina Aziz 


O Hospital e Pronto Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz é uma unidade hospitalar vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), e junto à UPA Campos Salles compõe o Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN). Localizado na avenida Torquato Tapajós, 9250, bairro Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus. Foi inaugurado em junho de 2014 com atendimento inicial apenas para urgência e emergência.

A unidade leva o nome em homenagem a paulista que se radicou em Manaus na década de 70 com a família, Delphina Rinaldi Abdel Aziz que recebeu título de cidadã amazonense concedido pela Assembleia Legislativa em 2012. 

Em março de 2020, o hospital foi estabelecido pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) como referência para tratamento da Covid-19 para pacientes que necessitavam de internação hospitalar, tornando-se unidade com reconhecimento nacional de referência em atendimentos de pessoas acometidas pela doença infecciosa causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. 


Entre os serviços oferecidos pelo hospital estão, exames ambulatoriais, serviço de apoio ao diagnóstico e tratamento, exames de alta complexidade e imagem, tais como, ressonância, tomografia, ultrassonografia, radiologia, colonoscopia, eletrocardiograma, retossigmoidoscopia, entre outros. 


O hospital que funciona hoje com a oferta à rede pública do estado com 365 leitos, sendo 100 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e realiza em média 600 atendimentos diários foi certificada em janeiro de 2023 com o selo ONA, primeira unidade da rede pública estadual a receber a Certificação de Acreditação no Amazonas. 

Para quaisquer dúvidas, reclamações ou elogios, os serviços da ouvidoria do Hospital Delphina funcionam por meio do e-mail: assistentesau.chzn@indsh.org.br, no telefone: 3090-0500 (ramal 1128 e 1152) e pelo WhatsApp: (92) 98554-9382. 

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