DestaqueManaus

Prefeitura de Manaus participa de evento nacional sobre ‘Busca Ativa Escolar’

Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Educação (Semed), participou do encontro nacional “Busca Ativa Escolar”, que reuniu representantes das secretarias de educação de todo o país, na segunda-feira e terça-feira, 18 e 19/9, em Brasília (DF). A programação foi realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O objetivo foi expor o fluxograma da busca ativa infrequente do município, realizada pelo Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasp), em toda cidade.

No Brasil, entre 2018 e 2023, mais de 193 mil crianças e adolescentes, que estavam fora da escola ou em risco de abandono, foram encontrados pela Busca Ativa Escolar (BAE) e voltaram às salas de aula. A estratégia, desenvolvida pelo Unicef e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com o apoio de parceiros, comemora seu 6º aniversário esta semana, e conta com a adesão de 3,5 mil municípios e 22 Estados brasileiros.

No trabalho realizado pelo Cemasp, a BAE é um termo que se refere às ações de identificação, localização e resgate de estudantes em situação de infrequência escolar, com vistas à prevenção ao abandono e à evasão escolar.

De acordo com o chefe da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), da Semed, Luiz Oliveira,  durante o evento, educadores de todo o Brasil puderam conhecer o trabalho realizado em Manaus, similar ao do Unicef, o que possibilita a adesão da rede municipal de ensino ao programa.

“A Unicef nos convidou para expor o trabalho do Cemasp, visto que, em várias cidades, já ocorre essa busca ativa em parceria com o Unicef. A cidade de Manaus ainda não aderiu a busca ativa direto com o Unicef, mas nosso trabalho no Cemasp é bem similar. Lógico que, de forma específica, com a educação. O Unicef tem uma proposta mais ampla, envolvendo as outras secretarias, até porque nós entendemos que o trabalho da busca ativa tem de ser feito de forma conjunta, não pode ser singular”, explicou.

De acordo com o Luiz Oliveira, representante da Semed no encontro, agora, o Unicef deve conversar com a secretária Dulce Almeida para verificar realmente a possibilidade de Manaus também fazer parte na agenda do Unicef com a busca escolar também.

Unicef

A Busca Ativa Escolar é uma iniciativa do Unicef e da  Undime, com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Para a Busca Ativa Escolar, o Unicef conta com os parceiros estratégicos B3 Social, BRK Ambiental, EDP, grupo Profarma, Itaú Social, Neoenergia, NEOOH, com o parceiro Bracell e o apoio da Oriba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *