Opera encerra um ano de crescimento exponencial no Brasil
O Brasil é um dos maiores mercados de smartphones do mundo, com cerca de 249 milhões de aparelhos inteligentes no país, de acordo com estudo da FGV em 2023. Dessa forma, as empresas de tecnologia batalham pela preferência do consumidor no uso do dia a dia.
E a Opera, empresa global focada em tecnologia web, buscou uma vantagem inicial na preferência dos brasileiros. Ao longo de 2023, a empresa norueguesa de software testemunhou um crescimento em seu número de usuários ativos mensais, impulsionado por seu produto para Android, que registrou um aumento de mais de 280%, de acordo com dados coletados pela data.ai, comparando o número de usuários ativos mensais de smartphones do navegador Opera no Brasil entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023.
Além disso, o reconhecimento da marca dobrou no país, com três quartos dos brasileiros afirmando estar familiarizados com seus produtos. A pesquisa foi realizada pela empresa entre 28 de novembro e 4 de dezembro de 2023 via Pollfish. O número total de entrevistados foi de 1.092 pessoas entre 16 a 64 anos, de todos os gêneros, localizadas no Brasil.
Crescimento impulsionado pelo lançamento de funcionalidades
“Com as necessidades de uso dos smartphones sendo particulares de cada pessoa, as empresas de tecnologia que buscam se destacar precisam oferecer ferramentas que facilitem os usos diários”, explica Juliana Psaros, Diretora de Marketing Regional de LATAM na Opera.
Em 2023, a companhia lançou o navegador Opera One, integrando sua nova ferramenta de inteligência artificial (IA), a Aria. Desenvolvida com base na infraestrutura “Composer” da Opera e alimentada pela tecnologia GPT da OpenAI, a Aria oferece aos usuários acesso gratuito a serviços de IA generativa, habilitando a busca de informações na web, a geração de texto ou código e a obtenção de respostas personalizadas. Assim, segundo Juliana Psaros, a empresa se posicionou em um mercado que está em ascensão, com a inteligência artificial, brigando pela fatia de mercado almejada por outras empresas de tecnologia, como Google, Microsoft e Meta.
“A Opera tem usuários em todo o mundo, mas é aqui no Brasil que eles estão aproveitando ao máximo essa ferramenta de IA. Isso sinaliza uma crescente demanda por soluções orientadas por IA, pelas quais a Opera tem concentrado esforços”, adiciona Psaros.
A inteligência artificial, no entanto, não ficou restrita aos usuários desktop, mas foi central nos dispositivos móveis, já que o ChatGPT virou referência para quem busca utilizar IA – de acordo com uma pesquisa baseada em relatórios de tráfego da SEMRush, o ChatGPT conta com uma participação de mercado de 60%. Além do navegador Opera One, a empresa lançou versões móveis focadas em Android e iOS, ambas com novos recursos de segurança, como VPN e bloqueadores de anúncios.
Juliana Psaros reforça que para 2024, as empresas continuarão investindo em ferramentas. “Um dos objetivos é que o mercado continue a oferecer soluções para desafios do dia a dia dos usuários, buscando capitalizar em torno de tendências e popularizando funcionalidades, especialmente a inteligência artificial”, conclui.
Para mais informações, basta acessar: www.opera.com