Psicóloga orienta sobre inovação para aumentar as chances de emprego na Páscoa
A Páscoa deste ano deve gerar 43 mil vagas temporárias no Brasil, número 6% superior ao registrado em 2023. As oportunidades fazem parte do universo de 780 mil vagas temporárias previstas para o primeiro trimestre de 2024, sendo 45% para indústria, 40% para serviços e 15% para comércio, conforme dados da Asserttem.
Além disso, o trabalho temporário pode levar à efetivação. Também segundo a Asserttem, em média, 20% das vagas temporárias abertas no Brasil acabam sendo transformadas em contratações efetivas. Assim, o ano de 2024 mostra um caminho de recuperação na geração de emprego.
Segundo a psicóloga Aline Horta, gerente da agência de empregos WE CAN BR, de São Paulo, as principais vagas para a Páscoa neste momento são para o comércio. Isso faz com que alguns atributos sejam mais valorizados, como comunicação, flexibilidade e resolução de problemas. Portanto, para se destacar nessa competição é preciso inovar e há formas para o candidato fazer diferente nos processos de recrutamento e seleção.
Aline destaca estratégias que os candidatos podem adotar, seja na preparação do currículo, seja no momento da entrevista de emprego. “Demonstrar pensamento crítico é um diferencial. Em vez de apenas falar sobre suas habilidades, o candidato pode mostrar como ele pensa, como lida com os desafios e o que já fez de inovador e diferente em experiências passadas”.
Outra atitude valorizada pelas empresas está ligada ao empreendedorismo. “O candidato não precisa ser empreendedor, mas pensar como um. É importante mostrar que ele está atento às oportunidades e à solução de problemas e que busca mudanças positivas no seu ambiente de trabalho”.
Errar é humano e isso pode ser explorado, segundo Aline. “Dividir uma experiência de fracasso e como isso ajudou a crescer e se desenvolver profissionalmente é algo interessante e valorizado. Errar todos erramos, mas o importante é o aprendizado, pois isso demonstra resiliência e capacidade de adaptação”.
Por fim, Aline destaca que mostrar conhecimento sobre tendências futuras e saber lidar com a incerteza também são temas relevantes. “É importante pesquisar sobre tendências no setor de interesse, pois se atualizar constantemente é um diferencial. Além disso, o mercado é volátil e a incerteza está sempre presente. Falar sobre como gerencia essas questões mostra outro nível de maturidade profissional”.
Sobre a WE CAN BR
Com matriz em São Paulo (SP) e 15 filiais espalhadas pelo Brasil, a WE CAN BR está há 25 anos no mercado de recrutamento e seleção. Ao longo desse período, já efetuou a contratação de mais de 350 mil profissionais, entre temporários e efetivos, para empresas de diferentes segmentos. É reconhecida com o selo Great Place To Work (GPTW), foi eleita como Top 5 do Top of Mind de RH e conquistou o prêmio de Melhores Fornecedores de RH em 2023. Mais informações pelo site www.wecanbr.com.br.