Show da Madonna injetou mais de R$ 300 mi no Rio de Janeiro
O Governo do Rio de Janeiro divulgou que o show da Madonna, realizado no dia 4 de maio nas areias da Praia de Copacabana, gerou mais de R$ 300 milhões à economia carioca. O valor superou as expectativas dos organizadores que, antes do evento, acreditavam que a apresentação da diva do pop traria um retorno financeiro à cidade de R$ 293 milhões.
Para o show da cantora norte-americana, estado e Prefeitura investiram, juntos, R$ 20 milhões, enquanto a iniciativa privada fez aportes de R$ 40 milhões, completando os R$ 60 milhões necessários para a organização do megaevento. Dessa forma, o retorno financeiro foi 30 vezes maior do que os R$ 10 milhões investidos pela Prefeitura do Rio, por exemplo.
O show da Madonna no Rio de Janeiro marcou o final da turnê mundial The Celebration Tour, que celebrou os 40 anos de carreira da cantora. Esta foi a quarta vez que a popstar se apresentou no Brasil. Antes, ela trouxe ao país shows das turnês The Girlie Show, em 1993; Sticky and Sweet Tour, em 2008; e MDNA, em 2012.
Detalhes do show da Madonna
Durante o show, Madonna deixou claro seu amor pelo Rio de Janeiro, ao justificar o motivo de ter escolhido a Cidade Maravilhosa para encerrar a turnê em comemoração aos seus 40 anos de carreira. Participaram da apresentação as cantoras brasileiras, Anitta e Pabllo Vittar, contracenando com a rainha do pop.
O show também teve homenagens a Renato Russo, Cazuza, Abdias do Nascimento, Paulo Freire, Pelé, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marielle Franco, Zumbi dos Palmares, Mano Brown, Erika Hilton, Marta, Cacique Raoni, Maria Bethânia, Daniela Mercury, entre outros.
De acordo com a Riotur, empresa de turismo ligada à prefeitura, 1,6 milhão de pessoas ocuparam as areias de Copacabana para acompanhar a apresentação da cantora pop, que foi gratuita ao público. O número superou em 100 mil a expectativa inicial, de que o show da Madonna atrairia 1,5 milhão de pessoas para a megaestrutura montada em frente ao hotel Copacabana Palace e próximo à praia do Leme.
Ocupação hoteleira no Rio de Janeiro
Segundo informações da Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, a rede de hotéis dos bairros de Copacabana e Leme tiveram 96% de ocupação no fim de semana do evento.
Hotéis de bairros vizinhos também tiveram taxas altas de ocupação, sendo de 82,4% em Ipanema e Leblon, e de 70% em Botafogo e Flamengo (70%). Até mesmo bairros mais afastados, como Centro, Barra e Recreio, registraram ocupação acima dos 70% nas hospedagens.
Os números registrados durante o final de semana do show da Madonna surpreenderam não só porque ocorreram em uma época de baixa temporada na cidade, mas também porque aproximaram-se das taxas comuns dos feriados e da alta temporada.
Como comparação, um levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Turismo e a TurisRio, em parceria com a ABIH-RJ e HotéisRIO, mostrou que o Rio de Janeiro registrou uma média de 87% dos quartos reservados no Carnaval de 2024. Durante o final de semana do show da Madonna, a média de ocupação das hospedagens na cidade ficou acima dos 83%.
Olhando especificamente para os bairros de Copacabana e Leme, a taxa de ocupação foi maior durante a apresentação da rainha do pop, ficando em 96% contra os 87,84% registrados no Carnaval.
Turismo no Rio de Janeiro
De acordo com o balanço da megaoperação para a apresentação da cantora Madonna, o evento atraiu cerca de 150 mil turistas nacionais e internacionais. Esse número foi obtido através dos registros dos aeroportos e hotéis da capital fluminense.
Para além do show da popstar e outros grandes eventos realizados na cidade, o Rio de Janeiro está entre os principais destinos do Brasil. De acordo com o levantamento Tendências de Turismo, feito pelo Ministério do Turismo com o Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem, a Cidade Maravilhosa é o destino turístico mais conhecido do país e o terceiro mais procurado pelos brasileiros.
A pesquisa destaca as praias cariocas e monumentos famosos, como Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Além disso, ressalta que os atrativos da capital fluminense não se limitam às suas belezas naturais, indicando que ela possui uma rica cena cultural e gastronômica.