PLD-FTP, Integridade e ESG são foco do 6º Congresso do IPLD
Em sua 6ª edição, o Congresso Internacional do Instituto de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento ao Terrorismo (IPLD) foi realizado dias 28 e 29 de maio, reunindo dezenas especialistas e autoridades dos setores público e privado em dois dias de evento on-line e gratuito.
Conexão entre Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD), Integridade e ESG; criptoativos no financiamento do terrorismo; uso da Inteligência Artificial em programas de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e das Armas de Destruição em Massa (PLD-FTP); prevenção e combate a crimes ambientais. Esses e outros temas foram o foco da 6ª edição, que atraiu mais de 8 mil participantes inscritos.
“Este ano, o Congresso enfocou, além do tema PLD-FTP também questões relacionadas à responsabilidade ambiental e social, governança e integridade corporativa em diversos segmentos e mercados.”, explica Andreia Vargas, presidente do IPLD.
Especialistas expõem insights importantes durante o evento
“De acordo com dados divulgados, o crime ambiental é a terceira maior fonte de lavagem de dinheiro no mundo, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e do contrabando.”, alertou Bernardo Mota, Coordenador-Geral de Articulação Institucional do DRCI (Ministério da Justiça), durante o painel: O papel do mercado na prevenção e combate ao crime ambiental e na promoção da responsabilidade social.
Mateus Vendramini, AML & Analytics Risk Manager do Itaú Unibanco S.A., explicou como o uso das Inteligências Artificiais está sendo incorporado aos programas de PLD dentro das organizações. “O uso de IAs em PLD está ajudando na descoberta de novos riscos, na velocidade das análises, no aumento da eficiência, na redução do número de falsos positivos e análises holísticas de dados.”, destacou durante sua participação no painel ‘Inteligência Artificial na prevenção de fraudes, Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo’.
O evento abordou ainda temas como Compliance e ESG em painel que contou com a participação de representantes da Raízen, do Pacto Global da ONU e da Petrobras. “Compliance está sendo ressignificado para incluir temas além da corrupção, como questões de direitos humanos e ESG.”, explicou o Diretor Executivo de Governança e Conformidade da Petrobras Mário Vinicius Spinelli.
Painelistas destacaram ainda a relevância da realização de eventos como esse no formato on-line, permitindo que os conhecimentos apresentados alcancem mais profissionais. “Eu considero o evento muito importante, pois a gente acaba tendo um público mais abrangente. Temos na audiência pessoas não só do mercado financeiro, mas também aquelas que querem ingressar na área, conhecer melhor. Esses eventos são bastante importantes para divulgar mais informações sobre PLD-FTP”, afirmou Gustavo Dias, Analista Técnico da área de Supervisão Consolidada da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).
Sobre o IPLD
O Instituto de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro (IPLD) foi fundado em 2017 com o propósito de fomentar o conhecimento em PLD-FTP, Integridade e ESG, reunindo autoridades e especialistas na produção e divulgação de conteúdo, webinar e eventos, na capacitação e certificação de profissionais, além de promover um ambiente de discussão e networking para disseminar as melhores práticas e fortalecer esses segmentos.
Para conferir detalhes de todas as edições, basta acessar: https://ipld.com.br/congresso/