Presidente do Caprichoso destaca repasse histórico do Governo Federal para o Festival de Parintins
Em uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (05), o Ministro do Turismo, Celso Sabino, os Correios e a Petrobras anunciaram um repasse recorde de R$ 12 milhões para o Festival de Parintins 2024. Este marco histórico foi possível graças à articulação do deputado federal Saullo Vianna (União-AM), que desde o ano passado vem trabalhando para assegurar recursos para a festa.
O presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, destacou a importância deste investimento para o Festival de Parintins. “Dia de celebrar esse resultado positivo de festejar e agradecer também ao empenho do deputado federal Saullo Viana, do senador Omar Aziz, do ministro Celso Sabino, do presidente Lula, de toda a bancada que tem esse olhar muito especial pela nossa festa. Parintins depende economicamente desse festival, então é muito importante os bois equilibrados, a estrutura da cultura equilibrada para que a gente possa cada vez mais fazer com que esse festival cresça, quebre várias barreiras e que a gente consiga cada vez mais ajudar o nosso povo de Parintins”.
O deputado Saullo Vianna, por sua vez, ressaltou o longo trabalho de negociação que resultou neste anúncio. “Esse anúncio de hoje aqui foi fruto de um longo trabalho de negociação. Tivemos vários eventos para que isso pudesse ser organizado, mas isso também demonstra a credibilidade do nosso Festival. Só para vocês terem uma ideia, o Festival tem hoje 16 patrocinadores, sendo o evento cultural com o maior número de patrocínios, muito por conta da entrega que oferece e da credibilidade construída ao longo dos mais de 100 anos de história dos bois. Quero aqui, de coração, agradecer ao Ministro Celso Sabino, às representantes dos Correios e da Petrobras, por acreditarem na nossa festa”.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, informou durante a solenidade que o presidente Luís Inácio Lula da Silva também está se organizando para participar do 57º Festival Folclórico de Parintins, no fim do mês de junho. A visita de Lula ao festival, que já ocorreu em 2003, durante seu primeiro mandato, é vista como um grande apoio à cultura e economia da região.
Impacto econômico: Em 2023, o Festival de Parintins gerou uma receita de mais de R$ 146 milhões, atraindo 110 mil pessoas para a ilha Tupinambarana. Além disso, o evento é uma importante fonte de renda para pequenos empreendedores locais, contribuindo significativamente para a economia da região.
Com o apoio do Governo Federal, o Festival de Parintins se prepara para ser ainda maior e melhor, consolidando-se como um dos eventos culturais mais importantes do Brasil.
Fotos: Pedro Coelho e Yuri Pinheiro (aérea)
Com informações da Assessoria do Deputado Saullo Vianna