DestaqueGeralSAUDE

Julho Verde: Fundação Cecon alerta para sinais do câncer de boca

Fumo, ingestão de bebidas alcoólicas e a exposição ao sol sem proteção aumentam o risco de desenvolver a doença

O câncer de boca é um dos tipos mais comuns na região da cabeça e pescoço no Amazonas. Durante o Julho Verde, campanha de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) alerta para os sinais da doença e a importância do diagnóstico precoce.

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), 140 casos de câncer na cavidade oral devem ser registrados em 2024, no Amazonas. Fumo, ingestão de bebidas alcoólicas e a exposição ao sol sem proteção aumentam o risco de desenvolver a doença.

A gerente do serviço de Odontologia da FCecon, cirurgiã-dentista Perla Assayag, alerta para os sinais do câncer de boca. “Qualquer sinal de um nódulo, um caroço, uma mancha, seja ela vermelha ou esbranquiçada, uma ferida que não cicatriza em até dez dias, o usuário precisa procurar um cirurgião-dentista, pois os dentistas conhecem a cavidade oral e as características de normalidade dessa cavidade oral”, afirma.

A cirurgiã-dentista alerta, ainda, para uma diferença: as aftas doem e cicatrizam em uma semana a dez dias. E o câncer pode se apresentar no paciente sem causar dor e não desaparece.

Prevenção

Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, manter boa higiene bucal e usar protetor labial e solar, assim como chapéus ou bonés, são formas de evitar o câncer de boca. É recomendável, também, a ida ao cirurgião-dentista uma a duas vezes por ano, para avaliação de rotina.

“Nós vivemos num país tropical. A nossa região é muito quente e ensolarada. Fica aqui o alerta aos pescadores, aos ribeirinhos, que usem seus bonés, usem as proteções, protetor solar, inclusive”, orienta Perla Assayag.

Diagnóstico precoce

O cidadão pode buscar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os cursos de odontologia das universidades que realizem atendimento ao público.

Em caso de suspeita, o paciente é submetido à biópsia. Se confirmado o câncer, a FCecon é a unidade pública de saúde responsável pelo tratamento no Amazonas. O tratamento pode incluir, a depender do estágio e tipo do tumor, a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia.

FOTOS: Laís Pompeu/FCecon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *