Patrícia Lopes reinaugura mais uma UBS e chega à marca de 51 obras entregues em apenas três anos e meio de gestão
UBS Edmilson José Rodrigues foi a décima sétima unidade de saúde reformada, ampliada e modernizada pela prefeita que conseguiu revitalizar cerca de 80% da rede municipal de saúde
A prefeita de Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes, atingiu nesta terça-feira (02/07) a marca de 51 obras entregues, em apenas três anos e meio de gestão. Um recorde, que fica ainda mais significativo, levando em conta que, com a reinauguração da Unidade de Básica de Saúde (UBS) Edmilson José Rodrigues, na comunidade Nova Jerusalém, localizada no quilômetro 179 da BR-174, que foi reformada, ampliada, modernizada e recebeu novos equipamentos e mobiliário, Patrícia Lopes concluiu a recuperação de 80% da infraestrutura física da rede municipal de saúde.
Além de recuperar 17 das 22 unidades municipais de Saúde, sendo sete UBSs na zona urbana, mais sete UBSs e oito postos de saúde na zona rural, sem contar que uma nova UBS da comunidade Maroaga, no km 7 das AM-240 (Estrada de Balbina), foi praticamente construída do zero, neste período, a prefeita Patrícia Lopes também construiu o novo prédio do Serviço Móvel de Urgência (Samu), a nova sede da Vigilância em Saúde, reformou e modernizou o Hospital Municipal Eraldo Neves Falcão e está concluída as obras da Maternidade Municipal Eleíta Almeida.
“No primeiro ano, todos os esforços foram concentrados no combate à pandemia, mas também tínhamos em paralelo uma equipe que estava fazendo esse levantamento de todos os prédios públicos para identificar as demandas que tínhamos pela frente. E, por incrível que pareça, as necessidades eram, praticamente, em toda a nossa estrutura. Naquele momento, em 2021, começamos pelas escolas, onde a situação era mais crítica, por compreender que no retorno das aulas presenciais, tínhamos que ter condição de receber os alunos. E hoje, julho de 2004 nós conseguimos entregar 26 das 27 escolas.”, relembra Patrícia Lopes.
Ainda na área da saúde, além as obras físicas, de investir na contratação de pessoal, para ampliar a ofertar atendimento em novas especialidades e serviços, com a substituição de equipamentos médico-hospitalares sucateados, por novos, de tecnologia mais moderna, a prefeita implantou o Complexo É Tempo de Cuidar, que abriga um laboratório de análises clinicas, centro de fisioterapia e Centro de Atenção Psicossocial ( CAPS), esse último que em breve ganhará sede própria.
“Trabalhamos e continuamos trabalhando em todas as áreas. No esporte, realizamos o sonho do estádio municipal, recuperamos quadras e ginásios poliesportivos, estamos praticamente concluídos a recuperação do sistema viário da sede, ramais e vicinais, implementamos políticas públicas estruturantes para consolidar o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental, tendo como foco principal, a melhoria da qualidade de vida e o futuro da nossa gente”, afirmou Patrícia Lopes.
Após as obras, a UBS Edmilson José Rodrigues, foi entregue à comunidade com novas dependências, novos equipamentos, redes hidráulica, elétrica e mais acessibilidade. Além de um consultório odontológico, sala de triagem, consultório de enfermagem, sala de medicamentos e recepção. Todas as mudanças implementadas foram definidas em comum acordo com os profissionais que atuam na unidade, de forma participativa, como ocorrido em todas as obras executadas na gestão Patrícia Lopes.
Fotos: Paula Oliveira e Tamyres Cunha