Roberto Cidade vai descentralizar atividades culturais e levar eventos para todas as zonas de Manaus
A falta de investimento em artistas locais também foi pontuada pelo candidato
O candidato a prefeito de Manaus Roberto Cidade (União Brasil) vai descentralizar atividades culturais e levar eventos e atrações para todas as zonas da capital. A proposta foi apresentada em encontro na noite desta terça-feira (28/8), no Vieiralves, com artistas, produtores culturais, cozinheiras, garçons e outros trabalhadores da área, que pediram mais investimento para o setor.
“Manaus precisa de um prefeito que olhe com carinho para a cultura, que foi abandonada e esquecida nos últimos quatro anos. A atual gestão não investiu no artista e no trabalhador local, o que fez foi gastar com pessoas de fora de Manaus. Vamos valorizar nossos artistas, nosso carnaval, nossas bandas”, disse Roberto Cidade. Ele também falou da proposta de criar cursos de capacitação e linhas de crédito junto à Afeam para que trabalhadores informais possam investir em seus negócios.
Além de descentralizar eventos culturais, Roberto Cidade vai ampliar o quantitativo de editais e seleções públicas voltadas para a difusão da cultura local. O Plano de Governo do candidato contempla ainda a implementação de ações de incentivo ao empreendedorismo cultural e à economia criativa.
Trabalhando como cozinheira há 10 anos em bares e casas de shows de Manaus, Tânia Mara, 44, ressaltou que o olhar de Cidade para o setor faz com que os trabalhadores sejam mais valorizados. “Eu fico esperançosa em saber disso [projetos para cultura] porque nenhum candidato olhou para a gente nessa área. É um trabalho puxado, dobrado. Muitas vezes a gente não pode ficar numa data especial com a nossa família por conta do trabalho”, afirmou.
Também na noite de terça, Roberto Cidade participou de uma reunião com moradores do bairro Santo Agostinho, zona oeste de Manaus. Durante o encontro, Cidade apresentou outras propostas da coligação “Manaus Merece Mais”, entre elas a criação do Auxílio Municipal Permanente e a implantação de 12 UPAs em Manaus e a contribuição da Prefeitura.
“Nós estamos precisando de renovação e não é de hoje. O sistema antigo, como está aí, não está funcionando. A gente tem visto isso no nosso decorrer do dia a dia, na vivência, na rua, com o povo. Precisamos de coisa nova e a gente está junto”, pontuou o cantor Márcio Ciganno, 35, que trabalha na noite desde 2014.
Apoio de sete partidos
Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade é o candidato que construiu o maior arco de alianças desta eleição em Manaus. Além do União Brasil, fazem parte o Progressistas (PP), do candidato a vice, Coronel Menezes; o Republicanos, o Podemos, o Partido da Mulher Brasileira (PMB), o Partido da Renovação Democrática (PRD) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB).