Governo Presente: FVS-RCP chega a marca 3 mil testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis
Exames foram realizados em ações nas zonas leste, oeste e norte de Manaus
Em uma nova edição do Governo Presente, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) oferece testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C, reforçando as medidas de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis.
As ações, realizadas neste sábado (31/08), atingiram a marca de 3 mil testes no Escola Estadual de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na Rua Q1, bairro Grande Vitória, zona leste de Manaus.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que uma única coleta de sangue pode detectar até quatro diagnósticos diferentes. “Esses testes são uma ferramenta essencial para o diagnóstico de ISTs, que contam com tratamento gratuito na rede de saúde”, afirma.
Antônia Michelle, 31 anos, aproveitou o serviço para realizar os exames de rotina e levou seu filho, Lucas Maciel, de 16 anos, para fazer os dele também. “Estou aqui para atualizar meus exames, e esta é a primeira vez do meu filho. A prevenção começa por nós”, incentivou Michelle.
Dos 3.000 testes realizados, 320 foram aplicados no dia 13/07 na Escola Estadual de Tempo Integral (CETI) Elisa Bessa Freire; 576 no dia 20/07 na Escola Estadual Coronel Pedro Câmara; 400 no dia 27/07 também na Escola Estadual Professor Bernardino Lindoso; 432 no dia 17/08 no Colégio Militar da Polícia Militar – Unidade 1; 400 no dia 10/08 no CETI Garcitylzo do Lago e Silva; 420 no dia 24/08 no Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) João dos Santos Braga; e 428 no CETI Cinthia Régia Gomes do Livramento.
Além dos testes, a ação também incluiu a distribuição de insumos de prevenção, como preservativos, gel lubrificante e material educativo com orientações sobre formas de evitar infecções sexuais.
O Programa Governo Presente será realizado aos sábados em escolas da rede pública estadual, abrangendo todas as zonas da cidade de Manaus, com atendimento à comunidade das 8h às 14h.
FOTO: Maíra Pessoa/FVS-RCP