Política

Cacique Ismael Munduruku participa de reunião com ministra Sônia Guajajara e governador Wilson Lima em Manaus

Representante do Parque das Tribos destaca desafios das comunidades indígenas urbanas em encontro que aborda estiagem e políticas públicas sustentáveis

O cacique Ismael Munduruku, líder do Parque das Tribos, a maior aldeia urbana do Amazonas, foi convidado especial da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, para participar de uma reunião com o governador Wilson Lima nesta segunda-feira (02/12). O cacique participou do encontro, que ocorreu na sede do governo estadual, em Manaus, a convite da ministra e participou das discussões para o alinhamento das ações entre o governo federal e o Estado na execução de políticas públicas voltadas para os povos indígenas, com foco no enfrentamento à crise climática e na ampliação de benefícios sociais.

O cacique Ismael Munduruku, líder do Parque das Tribos, a maior aldeia urbana do Amazonas. Com uma população de cerca de 5 mil pessoas e representando mais de 30 etnias, o Parque das Tribos é um exemplo de organização indígena em áreas urbanas. Durante a reunião, o cacique Ismael Munduruku destacou os desafios enfrentados por essas comunidades em relação a acesso à água, energia elétrica e sustentabilidade.

A ministra Sônia Guajajara reforçou o compromisso do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) em participar do Comitê de Enfrentamento à Estiagem, buscando soluções para a crise climática que afeta comunidades em todo o estado. Entre as prioridades discutidas, destacaram-se a ampliação do acesso à água potável, energia elétrica, conectividade e emissão de documentos para comunidades indígenas.

“Diante dessa realidade, do Amazonas ser o maior estado em extensão e em população indígena, inclusive de povos isolados, estamos comprometidos em agilizar ações que melhorem as condições de vida dessas comunidades. Queremos desenvolver projetos que garantam sustentabilidade e inclusão social”, afirmou Guajajara.

A ministra elogiou o programa estadual Água Boa, que já implantou sistemas de abastecimento em comunidades do interior, e apontou a iniciativa como um modelo a ser replicado em outras regiões do Brasil.

Avançando na sustentabilidade e inclusão
O encontro entre as lideranças reafirmou o compromisso conjunto de promover a inclusão e o desenvolvimento sustentável dos povos indígenas no Amazonas. Com a união de esforços entre o governo federal e o governo do estado, iniciativas como a ampliação de acesso à água, energia elétrica e benefícios sociais prometem trazer avanços significativos para as comunidades indígenas de todo o estado.

A reunião é um marco na construção de políticas públicas que colocam os povos indígenas no centro das decisões, reconhecendo seu papel como guardiões da floresta e protagonistas na luta contra a crise climática.

Fotos: Assessoria/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *