Entretenimento

Críticos de cinema do Cine Set falam sobre ‘As Amazônias – como são vistas pelo cinema’, no Roda de Conversa da Valer, neste sábado (13)

Com entrada gratuita, o evento começa às 10h, no salão de eventos da Valer Teatro

Com o tema ‘As Amazônias – Como são vistas pelo cinema’, o projeto Roda de Conversa da editora Valer chega a sua 11.ª edição e chegou a vez do cinema. Por isso a Valer convidou o Cine Set, que será representado pelos críticos de cinema Ivanildo Pereira e Danilo Areosa.

O evento será realizado no salão de eventos da Valer Teatro, no Largo São Sebastião, neste sábado, dia 13 de agosto de 2025, a partir das 10h. A entrada é gratuita.

Ivanildo e Danilo são críticos de cinema, membros da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), e escrevem para o Cine Set, que é um site especializado em cinema e referência na análise de filmes no Estado.

Para a coordenadora editorial da Valer e professora doutora em Filosofia, Neiza Teixeira, trazer especialistas em cinema na Amazônia para o Roda de Conversa é uma experiência muito enriquecedora para todos aqueles interessados em cultura e no debate sobre os desafios da sétima arte na Amazônia.

“Nós abordamos as Amazônias sob o maior número possível de variações. Hoje, uma das que tem se sobressaído é a revelada pelo cinema. Expor a Amazônia; explorar as suas belezas e, sobretudo, revelar o seu imaginário, tem sido muito bem realizado no cinema. Daí, o nosso interesse em trazer pessoas ligadas a essa arte para estarem conosco no Roda de Conversa COP-30”, ressaltou Neiza.

Roda de Conversa

O ‘Roda de Conversa’ reúne pessoas influentes, pesquisadores, professores, estudantes e o público em geral, para debater temas de interesse cultural, literário, filosófico, científico ou de pesquisa.

Nas últimas Rodas, recebemos o professor Dr. Theo Fellows, pesquisadora Dra. Noemia Kazue, Dra. Marilene Correa, professora Dra. Violeta Loureiro, poeta premiado Paes Loureiro, dentre outros ilustres.

O objetivo é estimular o diálogo aberto, promover a reflexão conjunta, construir coletivamente conhecimento, desenvolver empatia e explorar soluções para desafios comuns.

Sobre os convidados

Ivanildo Pereira

Formado em jornalismo, Ivanildo Pereira escreve sobre cinema desde 2010, quando participou do curso Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, do crítico Pablo Villaça (também integrante da Abraccine). Ao longo desse tempo, escreveu para os sites Cine Splendor, Cinema Detalhado, Arte com Pipoca e Pipoca Moderna, além de passagem pela Revista Moviement (2017). Iniciou no Cine Set em 2011, no qual realiza críticas, artigos, reportagens, entrevistas e podcasts até hoje.

Nesse período, Ivanildo Pereira também realizou atividades educativas em Manaus: pelo Cine Set, ministrou cursos de roteiro, análise fílmica e a turma ‘Elementos do Olhar’ com um conteúdo abrangente com duração de seis meses. Também foi professor do antigo curso tecnólogo de audiovisual da Universidade do Estado do Amazonas.

Danilo Areosa

Psicólogo nas horas formais e cinéfilo compulsivo nas informais. É amante, colecionador e apreciador tanto do Cinema de Arte quanto dos Filmes B e de Horror. Ama Martin Scorsese, François Truffaut, Michael Mann e Alfred Hitchcock da mesma maneira que idolatra “Outsiders” como John Carpenter, George Romero, Dario Argento e Lucio Fulci. Afinal, como dito pelo genial Orson Welles: O Cinema não tem fronteiras, nem limites. É fluxo constante de sonhos.

Sobre a Editora Valer

Com mais de 30 anos no mercado editorial e mais de dois mil e duzentos livros publicados, a Editora Valer fez e continua fazendo história na publicação de livros produzidos nas Amazônias.

São obras que versam sobre a literatura universal e brasileira, com destaque para a produção literária do Amazonas – poesia, romances, contos, artes, teatro e ensaios. Seu catálogo é constituído de edições e reedições de obras clássicas e textos referenciais em diversos gêneros. Oportunizamos também a publicação de autores contemporâneos brasileiros ou estrangeiros.

A Valer publica obras expressivas do pensamento amazônico em diversos segmentos reflexivos: estudos sobre educação, economia, história, antropologia, temas indígenas, cultura e sociedade, além de dissertações e teses acadêmicas, didáticas e de interesse geral. Dispõe, também, de um amplo catálogo de livros para crianças e jovens, ambientados no imaginário amazônico.

Outra vertente do trabalho da editora é a ênfase no resgate de textos relevantes há muitos anos fora de circulação e que estão sendo recuperados, enriquecidos por estudos analíticos, com ortografia atualizada, e disponibilizados para os leitores, a exemplo de A viagem filosófica, de Alexandre Rodrigues, Simá, de Lourenço Amazonas, Poranduba amazonense, de Barbosa Rodrigues e A árvore que chora, de Vicki Baum.

A Valer sempre esteve no imaginário e na estante do amazonense, principalmente, por conta da antiga livraria que ficava no Centro de Manaus, onde se reuniam intelectuais e pesquisadores de todo o Amazonas. Atualmente abriu uma outra livraria mais moderna, a Valer Teatro, no largo São Sebastião, Centro Histórico da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *