Entretenimento

Última Roda de Conversa da Valer 2025 traz o antropólogo Alfredo Wagner de Almeida, neste sábado (18), na Valer Teatro

Almeida é referência em pesquisa sobre conflitos agrários e impactos causados por violações territoriais e de direitos humanos em populações tradicionais, quilombolas e indígenas na Amazônia

O projeto ‘Roda de Conversa’ da Valer Teatro encerrará seu ciclo de 2025 com o tema: O voo das araras para os museus: uma crítica à reinvenção da Amazônia, com o antropólogo e professor Alfredo Wagner de Almeida, neste sábado, dia 18 de outubro de 2025, às 10h, no salão de eventos da Valer Teatro. O evento é gratuito.
Para o professor Alfredo Wagner, que é referência em pesquisa sobre conflitos agrários e impactos causados por violações territoriais e de direitos humanos em populações tradicionais, quilombolas e indígenas na Amazônia, essa Roda de Conversa vai mostrar alguns dados que não devem ser ignorados sobre desmatamento e mineração na Amazônia.
De acordo com a coordenadora do projeto, doutora em Filosofia, Neiza Teixeira, Alfredo Wagner vai encerrar a programação Roda de Conversa COP 30, empreendida pela editora Valer, com alguns dos maiores problemas para o Norte brasileiro: as invasões territoriais, os homicídios, a grilagem, o desmatamento, enfim todos os tipos de violações a que são submetidas as populações que necessitam de vozes como a do professor e pesquisador Alfredo Wagner.
A ‘Roda de Conversa’ deixará um legado intelectual de profunda relevância, totalmente voltado para a discussão da Amazônia no contexto da COP 30. Ao longo do ano, a Valer se estabeleceu como um dos principais palcos em Manaus para o debate pré-COP, reunindo uma série de intelectuais, pesquisadores e professores renomados para refletir sobre os desafios climáticos, sociais e econômicos da região.
Ainda segundo Neiza, esses encontros não se limitaram à teoria; eles buscaram munir a sociedade local com o conhecimento e o senso crítico necessários para compreender e participar ativamente do maior evento global sobre o clima a ser sediado na Amazônia.
“Nós sentimo-nos recompensados com os resultados dessa programação. Eles demonstram o empenho social da editora Valer, ao trazer para a discussão as questões mais relevantes para as Amazônias”, ressaltou Neiza.

Acesso à informação
A importância desse ciclo reside na sua capacidade de ampliar o acesso à informação qualificada e na valorização das vozes amazônicas no cenário global. Com temas que variaram desde a “Amazônia: Colônia do Brasil” até a “Crise Climática na Perspectiva Tukano”, o projeto garantiu que as complexidades da região fossem discutidas de forma crítica e sob múltiplas óticas — sociológica, filosófica e indígena.
Ao promover o diálogo aberto e a troca de saberes, a Valer Teatro não apenas cumpriu seu papel de fomentadora cultural, mas também contribuiu decisivamente para a formação de um público mais consciente e engajado, essencial para que a COP 30 se materialize como um momento de transformação real e sustentável para o futuro da Amazônia.
Sobre o convidado
Reconhecido por sua pesquisa sobre conflitos agrários e os impactos de violações territoriais e de direitos humanos em comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas na Amazônia, antropólogo, Almeida coordena o grupo de pesquisa Nova Cartografia Social da Amazônia. Esta entidade é vinculada à Universidade Federal do Maranhão (UFMA), à Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e à Universidade do Estado do Amazonas (UEA), instituições onde ele também leciona em programas de pós-graduação.

Sobre a Roda de Conversa
A Roda de Conversa na Valer é um projeto cultural e intelectual contínuo promovido pela Editora Valer em seu espaço multicultural, Valer Teatro, localizado no Largo São Sebastião, em Manaus.
É um encontro aberto e gratuito, que tem como principal objetivo estimular o diálogo, a reflexão e a construção coletiva de conhecimento. Reúne pessoas influentes, pesquisadores, professores, estudantes e o público em geral.
Os debates são focados em temas de interesse cultural, literário, filosófico, científico ou de pesquisa, com ênfase nas questões amazônicas. Assuntos já abordados incluem a sociologia e economia da Amazônia, filosofia amazônica, cinema e biodiversidade musical da região.
Conta com a participação de professores, escritores e intelectuais renomados (como Dra. Violeta Loureiro, Dra. Noemia Ishikawa, Dra. Isabelle Sabrié e Prof. Dr. Theo Fellows) para conduzir as discussões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *