Ivo Neto reforça combate à violência contra crianças e adolescentes
Cerca de 100 crianças de até 12 anos são estupradas, por dia, no Brasil, os dados foram divulgados pelo Unicef
Cerca de 100 crianças de até 12 anos são estupradas, por dia, no Brasil. Os dados divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), foram informados nesta terça-feira (14/2), pelo vereador Ivo Neto (Patriota) durante o grande expediente, no plenário Adriano Jorge, na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Durante o seu pronunciamento, o vereador continuou apresentando outro levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, feito a pedido do Instituto Liberta, onde afirma que pelo menos 35.735 crianças e adolescentes de zero a 12 anos foram estuprados no Brasil no ano passado. Na ocasião, Ivo Neto chamou atenção para esse tipo de violência.
“É triste saber que a maioria desses casos acontece em suas casas. É algo que nos deixa estarrecidos, triste e nos coloca em prontidão para que possamos buscar soluções para isso. Eu acredito que as instituições elas devem se unir, por meio de igrejas, projetos e escolas, para assim passarmos a fazer trabalhos de orientações e prevenção com os pais e assim combater essa situação que só cresce e principalmente punir severamente essas pessoas que violentam essas crianças, que são indefesas”, declarou o parlamentar.
Ivo neto, ainda reforçou que é preciso criar políticas públicas para que possa combater e prevenir os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Ele ainda reforçou a importância de fortalecer os Conselhos Tutelares em Manaus.
“Nós não devemos de maneira nenhuma fechar os nossos olhos para essas atitudes. É preciso fortalecer os conselhos tutelares, a zona Norte não tem como ter apenas um conselho. O conselho é a porta de entrada, onde as famílias procuram diariamente, e ter somente um conselho não tem como, é preciso reforçar isso. A zona norte precisa urgente ter mais de um conselho tutelar e os conselheiros tutelares precisam ser fortalecidos para nos ajudar no combate à violência contra crianças e adolescentes”, destacou o vereador.
Dados – Em Manaus, de acordo com os dados mais recentes informados pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), os casos de violência infantil registram aumento de 17%, em Manaus, no primeiro quadrimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano de 2021.
De janeiro a abril do ano de 2022, foram 462 ocorrências, 67 a mais do que o registrado nos quatro primeiros meses de 2021.
Casos – Uma das reportagens mais recentes foi publicada no G1, na segunda-feira (13/02), onde uma recém-nascida de 27 dias morreu após ser estuprada em Araruama, na Região dos Lagos do Rio. Segundo a matéria publicada, a Polícia Civil informou que o pai da criança é suspeito do crime e foi preso no sábado (11/02), na cidade de Cabo Frio, durante o enterro da menina, quando o mandado de prisão foi cumprido.
Texto: Eriana Monteiro – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Diego Caja – Dicom/CMM