Unidades Básicas de Saúde de Manaus possuem registro de atendimento do usuário 100% digital
A Prefeitura de Manaus finalizou a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) em 100% das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Assim, os registros de atendimento do usuário podem ser acessados em todas as unidades básicas da rede municipal, garantindo um melhor acompanhamento e resolutividade do serviço.
Operando com software E-SUS PEC, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, o processo de implantação teve início em Manaus no fim de 2016 com um projeto-piloto, sendo concluído no mês de novembro deste ano.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, com a conclusão do trabalho, os usuários atendidos nas UBSs e nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) passaram a ter um prontuário eletrônico. “A conclusão do trabalho envolveu vários desafios na construção de uma infraestrutura nas unidades de saúde para o acesso e operação do software, com a necessidade de treinamento dos profissionais e de aquisição dos equipamentos para a utilização do PEC”, explica Marcelo Magaldi.
Para superar esses desafios, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou a instalação de fibra ótica em todas as unidades de saúde, cabeamento lógico interno, aquisição de switches, para possibilitar a conexão de computadores em redes, aquisição e configuração de computadores e nobreaks, fortalecendo a estrutura que existia anteriormente na rede municipal.
“Com a informatização do processo, todas as informações relativas ao atendimento são inseridas no prontuário eletrônico, como diagnósticos, vacinas, solicitação de exames, encaminhamentos e prescrições de medicamentos. Com isso, os profissionais da Semsa possuem acesso ao registro dos atendimentos realizados, mesmo que não atuem nas UBSs e a gestão pode supervisionar o processo de trabalho, gerando informações e dados estatísticos, que vão orientar a elaboração de políticas públicas, que atendam as especificidades do município”, explicou Marcelo Magaldi.
Implantação
O trabalho de implantação do PEC contou com a participação de profissionais das divisões de Sistemas de Informação em Saúde, de Manutenção de Sistemas e de Suporte e Manutenção de Informática e Segurança de Redes, coordenadas pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Semsa.
Já o treinamento das equipes foi realizado pelos Núcleos de Monitoramento e Avaliação dos Distritos de Saúde Norte, Sul, Leste, Oeste e rural, coordenados pelo Departamento de Informação, Controle, Avaliação e Regulação.
O diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI/Semsa), Mário Torres, destacou ainda que, apesar da utilização de um software disponibilizado pelo Ministério da Saúde, a Semsa também desenvolveu diversas soluções satélites de análise de dados, relatórios e otimizações do processo de trabalho.
“É o caso da integração desenvolvida pelo DTI com o SisFarma, que possibilita que a prescrição do medicamento realizada no consultório esteja disponível de maneira imediata na farmácia, com a avaliação do estoque local e sem necessidade de nova entrada de dados. É um processo que reduz custos, traz maior rapidez ao serviço e otimiza o fluxo de atendimento”, afirmou Mário Torres.
O diretor citou também como exemplo o acompanhamento realizado pela equipe de nutrição, que atua na sede da Semsa e que, identificando os encaminhamentos com necessidade de acompanhamento nutricional feitos nas UBSs, pode rapidamente entrar em contato com o paciente e realizar o atendimento e prescrições necessárias. “Como este processo foi iniciado durante a pandemia da Covid-19, o serviço de acompanhamento nutricional funciona de maneira telepresencial, com a prescrição realizada por meio de assinatura digital”, explicou Mário Torres.
Fotos: Valdo Leão / Semcom