Governo do Amazonas incentiva artesãos indígenas com Centro do Empreendedor Yandé Muraki
O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), nesse Dia do Trabalhador, homenageia e incentiva os trabalhadores indígenas através do projeto Yandé Muraki. Trata-se do Centro do Empreendedor Indígena Yandé Muraki, onde vários empreendedores indígenas possuem seu stand para a fabricação e comercialização de produtos artesanais, como vestimentas e medicamentos feitos à base de produtos naturais extraídos da floresta.
Yandé Muraki significa “Nosso Trabalho” na língua nheengatu, língua desenvolvida a partir do tupinambá, falada ao longo de todo o vale amazônico brasileiro até a fronteira com o Peru, na Colômbia e na Venezuela; língua geral amazônica.
O diretor presidente da FEI, Edivaldo Munduruku, parabeniza a qualidade e o processo de produção feito à mão por produtores que se mantêm ativos nesta pandemia.
“Os artesãos são um exemplo de resistência e persistência no trabalho que, mesmo diante do grande problema de saúde que enfrentamos, se reinventaram e não deixaram de produzir os seus produtos; e sem deixar de seguir todos os protocolos de segurança” disse.
Contando com 20 produtores, o projeto Yandé Muraki está ativo desde 2019, e tem como principal objetivo motivar a produção dos belos enfeites, vestimentas e remédios naturais. Isto também contribui de forma positiva para a divulgação da cultura indígena amazonense.
A artesã Micilene Tikuna, trabalha com a família na produção de materiais no centro de artesanato, desde o início, e conta como é difícil conseguir trabalhar e vender seus artigos.
“Durante a pandemia as vendas caíram bastante, mas conseguimos nos manter com vendas delivery (entrega a domicílio). Além disso, hoje em dia, para poder promover alguma exposição precisamos saber escolher bem o local em que será vendido, para não causar aglomeração e, também, conseguir clientes para vender as mercadorias e assim conseguir lucro”, afirmou.
Localização — O Centro do Empreendedor Indígena Yandé Muraki funciona de segunda a sábado, nos horários de 8h às 17h, na rua Monsenhor Coutinho, 129, Centro, zona sul da capital.
Para entrar em contato com os responsáveis sobre a disponibilidade de produtos, valores e outras informações, tem disponível o número (92) 99320-7077.