Prefeitura e Águas de Manaus vão assinar termo para manutenção de sistema na praia Ponta Negra
Um termo de intenções começou a ser construído, nesta sexta-feira, 12/11, pela Prefeitura de Manaus e a concessionária Águas de Manaus, para promover melhorias no sistema de esgotamento da praia da Ponta Negra. Atualmente, o sistema é composto por quatro elevatórias e a estação de tratamento e lançamento. O objetivo inclui, também, melhorar a qualidade da balneabilidade da água no parque.
A reunião foi realizada com o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), engenheiro Carlos Valente, equipes da concessionária e da Unidade Gestora Águas (UGPM), vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).
“Vamos firmar um termo de intenções, para executar o recebimento de todo o sistema de esgotamento da praia. Esse é o processo inicial, em que a Águas de Manaus vai começar a assumir a operação, provisoriamente, até entender todas as melhorias que precisam ser executadas. Após isso, serão realizadas as obras necessárias, para garantir a eficiência no tratamento. E, na sequência, haverá um termo de recebimento provisório, seguido de um definitivo e de operação”, explicou o engenheiro da concessionária, Ary Laydner.
A Águas de Manaus é a concessionária da capital para abastecimento de água e esgotamento. E no parque Ponta Negra, para a futura gestão e melhorias, serão feitas vistorias e visitas para identificar as intervenções necessárias.
O engenheiro Carlos Valente lembrou que com o tempo é necessário fazer revisões e ajustes no sistema e a reunião é o início de uma tratativa para celebrar os termos, tendo como objetivo a modernização e adequação do sistema de coleta e tratamento às novas demandas do complexo.
“O parque tem uma dinâmica e, com o passar da pandemia, terá uma frequência maior de público e usuários, precisando se adiantar nas demandas operacionais”, comentou.
Para Arone Bentes, da UGPM Águas, a concessionária tem a expertise necessária para o tema e a Prefeitura de Manaus se integra para oferecer qualidade nos serviços à população. Até o final do mês a empresa de águas deve ter um plano e cronograma, além da minuta do termo.