EducaçaoManaus

Escolas municipais de Manaus recebem reposição de livros didáticos do MEC

As escolas da Prefeitura de Manaus, coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), que atendem alunos do ensino fundamental 1 (1º ao 5º ano) e 2 (6º ao 9ºano), recebem a reposição de livros didáticos do Ministério da Educação (MEC). As crianças da educação infantil adquirem os volumes pela primeira vez. O material tem a duração de quatro anos.

Na manhã desta quinta-feira, 17/3, o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, conferiu o material entregue às unidades de ensino. “Que todos os alunos façam bom uso desses livros este ano, que todos tenham boas leituras, bons estudos e os professores um bom trabalho. Dessa forma tenho certeza de que a educação de Manaus será cada vez melhor e com qualidade”, ressaltou Avelino.

Ainda este ano, será realizada a escolha dos livros do ensino fundamental 1, que serão distribuídos em 2023. A escolha do material do ensino fundamental 2 ocorrerá no ano que vem e a utilização no ano posterior.

A assessora da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe) da Semed, Fabiane Rezende Batista, responsável pelos livros didáticos, explica como é o processo de reposição dos livros.

“A escolha dos livros é realizada pelos professores das turmas. Após quatro anos, o material é reposto pelo MEC, caso seja preciso. Para turmas do 6º ao 9º ano não há reposição, o que acontece é uma reserva técnica para repor algum livro que tenha se perdido, já que todo fim do ano o aluno deve devolver o material”, pontuou.

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Márcio Souza, na Cachoeirinha, zona Sul, atende 246 crianças do 1º ao 2º período, e é uma das unidades de educação infantil a receber os livros didáticos.

De acordo com a gestora da unidade, Rita de Cássia Linhares Moreira, o material auxiliará os professores no processo de ensino e aprendizagem.

“Esse é mais um recurso importantíssimo para o ensino, um material facilitador para aprendizagem das crianças, que será um suporte à prática pedagógica. Já iniciamos a sensibilização com cuidado e conservação dos livros, onde as pedagogas e pais ou responsáveis auxiliarão nesse processo, dando mais ênfase à importância desses cuidados, para que logo em seguida todas as crianças façam uso valioso desse recurso”, informou Rita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *