Uso inadequado de medicamentos traz riscos à saúde
Os medicamentos promovem uma série de benefícios ao organismo, podendo prevenir, curar ou aliviar os sintomas de várias doenças. Entretanto, o uso inadequado deles pode causar sérios problemas à saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 50% dos pacientes não utilizam os medicamentos de forma correta, e mais da metade dos medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada.
Para chamar atenção a esse tema, foi instituído o Dia do Uso Racional de Medicamentos, celebrado em 5 de maio. “O uso racional de medicamentos nada mais é do que quando os pacientes recebem os medicamentos adequados para suas condições clínicas, em doses adequadas, por um período apropriado e com o menor custo para si e para a comunidade”, explica o farmacêutico e coordenador do curso de Farmácia do UNINORTE – Centro Universitário do Norte, Paulo Henrique Freitas.
O especialista explica que o uso incorreto ou irracional de medicamentos pode trazer consequências como reações alérgicas, dependência, interações medicamentosas prejudiciais e até a morte. “O risco mais observado é a intoxicação medicamentosa, que é mais frequente entre as pessoas que têm o costume de se automedicar. Além disso, pode ocorrer a resistência a antibióticos, o que pode prejudicar o tratamento eficaz daquela pessoa quando ela precisar”, diz Paulo Henrique.
O docente da UNINORTE lista algumas orientações para o uso racional de medicamentos:
- Nunca usar medicamentos por contra própria;
- Procure sempre fazer exames ou diagnósticos prévios;
- Não faça utilização de medicamentos seguindo posts de mídias sociais;
- Receba orientação profissional qualificada para tal, em destaque para o profissional farmacêutico.